Pesquisa de Conjuntura e Economia
Realizamos regularmente Pesquisas de Conjunturas com nossos associados com o objetivo de mostrar o ambiente e perspectivas da indústria alemã no Brasil
Nossa Pesquisa de Conjuntura Brasil-Alemanha é realizada semestralmente junto aos associados. Compilamos dados da comunidade empresarial alemã no Brasil com o objetivo de traçar perspectivas e entender o ambiente de negócios daquele momento.
Confira abaixo as últimas edições das pesquisas realizadas.
Edições da Pesquisa de Conjuntura e Economia
7ª Pesquisa de Conjuntura Brasil-Alemanha (janeiro de 2023)
Esta edição da Pesquisa foi realizada na primeira quinzena de janeiro de 2023, com o objetivo de analisar e compreender a percepção do mercado alemão a respeito do cenário político-econômico do Brasil. Os resultados coletados nesta 7ª edição do levantamento foram apresentados na ocasião da visita do Chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, ao Brasil no final de janeiro.
Acesse o material na íntegra aqui!
Acesse também as propostas da economia alemã para a intensificação das relações bilaterais
6ª Pesquisa de Conjuntura Brasil-Alemanha (fevereiro e março de 2022)
Esta edição da Pesquisa foi realizada no período de 01 de fevereiro a 18 de março de 2022 e traz as principais perspectivas do empresariado alemão no Brasil sobre negócios e economia.
5ª Pesquisa de Conjuntura Brasil-Alemanha (dezembro 2020)
A 5ª Pesquisa de Conjuntura Brasil-Alemanha foi realizada na segunda quinzena de dezembro de 2020 e traz as principais perspectivas do empresariado alemão no Brasil sobre a economia, política e a pandemia de COVID-19).
4ª Pesquisa de Conjuntura Brasil-Alemanha (setembro de 2019)
Realizada na segunda quinzena de setembro de 2019, esta edição da pesquisa teve como objetivo levantar a opinião e perspectivas da indústria alemã em relação ao primeiros meses de Governo do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
3ª Pesquisa de Conjuntura Brasil-Alemanha
Esta edição da pesquisa teve como objetivo levantar a opinião e perspectivas da indústria alemã em relação ao novo Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, assim como do Governador de São Paulo, João Doria. Foi realizada entre a segunda quinzena de outubro e a primeira de novembro de 2018.
2ª Pesquisa de Conjuntura Brasil-Alemanha
Dando sequência ao projeto, a Câmara Brasil-Alemanha lança 2ª Pesquisa de Conjuntura Brasil-Alemanha 2018, que surgiu com o intuito de levantar informações e sugestões da indústria alemã para serem levadas em consideração pelo próximo Presidente da República. A pesquisa foi realizada no período de 30 de abril até dia 16 de maio de 2018. As repostas contam com a opinião de Pequenas e Médias Empresas (84%) e multinacionais de grande porte (16%), juntas elas representam cerca de 10% do PIB industrial brasileiro.
1ª Pesquisa de Conjuntura Brasil-Alemanha
A 1ª Pesquisa de Conjuntura Brasil-Alemanha, realizada no mês de outubro de 2017, teve como objetivo levantar informações importantes sobre a opinião das empresas associadas da Câmara a respeito da situação político-econômica do Brasil.