Gerenciamento da cadeia de suprimentos
Empresas que operam na Alemanha, seja pelo estabelecimento de uma sede, um escritório ou uma filial, e que empregam pelo menos 1.000 funcionários, incluindo funcionários que trabalham no exterior, estão sujeitas, desde 1° de janeiro de 2024, à Lei de Deveres de Diligência da Cadeia de Suprimentos (em alemão Lieferkettensorgfaltspflichtengesetz - LkSG). Como resultado da LkSG, as empresas brasileiras podem ser solicitadas por seus clientes alemães ou europeus a verificar suas relações de cadeia de suprimentos, mesmo que não sejam legalmente obrigadas a fazê-lo. Além disso, uma diretiva europeia sobre cadeias de suprimentos (CSDDD) foi adotada no final de abril de 2024, exigindo que todos os 27 Estados-membros da União Europeia a incorporem ao seu direito nacional.
Nesse contexto e para aumentar a credibilidade com os clientes europeus, um gerenciamento ativo de fornecedores pode ser significativo também para empresas brasileiras.
Para mais informações sobre a LkSG e a CSDDD juntamos o seguinte material:
- LkSG em alemão e em português (tradução não oficial da lei);
- CSDDD em alemão e em português (proposta atual para uma diretriz).
Além das disposições legais para as empresas alemãs e europeias, há um crescente esforço nacional e internacional para incorporar os princípios ESG (Ambiental, Social e de Governança) mais profundamente na prática empresarial. O princípio Know your Customer (Conheça seu Cliente) é uma das bases para empresas que se preocupam com boas práticas nas áreas ambiental, social e de conformidade em suas atividades, negócios e investimentos.
Verificação de suas cadeias de suprimentos e seus clientes
As regulamentações mencionadas acima exigem transparência e responsabilidade na gestão da cadeia de suprimentos, o que pode ser uma tarefa complexa e trabalhosa para empresas brasileiras de menor porte.
Para simplificar esse processo, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo oferece às suas empresas associadas o serviço de apresentação e intermediação com a Cargodian, empresa alemã, que fornece soluções de verificação de parceiros, por meio do mapeamento da cadeia de suprimentos e clientes pela plataforma Trustnet.Trade.
Ao utilizar a Trustnet.Trade, empresas podem simplificar esse processo, mapeando sua rede de forma eficiente e garantindo a conformidade com as exigências regulatórias, de modo a proteger as relações comerciais da empresa e evitar multas ou quaisquer penalidades associadas ao não cumprimento. Além disso, a Trustnet.Trade confere aos seus usuários o selo de “Bom Parceiro", que reconhece sua responsabilidade nas práticas comerciais e seu compromisso com a conformidade regulatória.
Para informações adicionais, por gentileza, entrar em contato com: Juridico(at)ahkbrasil.com