MUDE com Elas
Esta é nossa ação afirmativa, que promove formação profissional, cidadã e pessoal e acompanhamento para inserção de jovens mulheres negras no mercado de trabalho brasileiro
Cofinanciado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), coordenado pelo escritório terre des hommes Alemanha (tdhA) em São Paulo e implementado pela nossa Câmara juntamente com a Ação Educativa e o Instituto Social Ser+, o projeto MUDE com Elas consiste em uma iniciativa de combate ao racismo e ao sexismo no processo de inserção juvenil no mundo do trabalho.
A proposta se estrutura nos eixos de incidência, formação de jovens baseada no sistema dual de ensino alemão e mobilização de uma rede de multiatores, que realizam inúmeras atividades com o objetivo de contribuir com jovens mulheres negras no enfrentamento dos desafios apresentados nos processos de busca de oportunidades profissionais.
Hoje, o MUDE com Elas conta com a participação das empresas Continental, DB Schenker, Deugro, HDI Seguros, Klüber, Mercedes-Benz, Messer Gases, Phoenix Contact, Siemens Healthineers e SIMPAR.
As vagas para o curso que terá início em abril deste ano já estão abertas. Para que sua empresa faça parte desse projeto, entre em contato conosco!
Principais dúvidas
Como o projeto funciona?
Após divulgação, inscrições, processo seletivo e matrículas, as jovens iniciarão as aprendizagens nas empresas e passarão pela Jornada Formativa – curso profissionalizante com duração de três meses, que abordará temas como Administração, Comunicação, Informática, Inglês e Finanças, além de avaliações, workshops.
A Jornada Formativa também inclui um programa de voluntariado (pelos(as) colaboradores da empresa envolvidos(as) na formação através de mentorias, palestras e workshops) e certificado para as alunas.
Assim, a jovem cumprirá a carga horária prática do programa na empresa e parte da carga teórica no Instituto Social Ser +, que mesclará os conteúdos da aprendizagem com o conteúdo da Jornada dentro dos limites horários estabelecidos pela legislação.
Duração do projeto
O programa Jovem aprendiz tem uma previsão estimada de duração de 11 a 15 meses.
Benefícios para a empresa participante
- Oferecimento de suporte financeiro pela Câmara para desenvolvimento do programa a ser realizado em parceria com o Instituto Social Ser+;
- Curso de tutores oferecido para os(as) colaboradores voluntários(as) da empresa participante;
- Orientação para mentoria, a ser realizada pelos colaboradores das empresas que tenham interesse em contribuir com dicas profissionais e/ou pessoais para as jovens;
- Fidelização de jovens à instituição e identificação de possíveis talentos para efetivação;
- Fortalecimento da marca/instituição como propagadora da diversidade e responsabilidade social em distintas mídias;
- Consolidação do posicionamento da empresa perante a sociedade, uma vez que serão veiculadas informações sobre o projeto e os envolvidos nas mídias sociais da Câmara, releases, workshops e vídeos;
- Oportunidade de trabalhar ativamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU como:
- ODS 4 – Educação de qualidade;
- ODS 5 – Alcançar a igualdade de gênero; e
- ODS 8 – Emprego digno e crescimento econômico.
Investimento
Bolsa-auxílio para as alunas (½ salário-mínimo);
Auxílio-transporte;
Refeição; e
Eventuais benefícios adicionais da sua empresa.
Parceria de conteúdo com Indique uma Preta
Para que nossos associados tenham acesso a informações verificadas e de qualidade sobre a inserção de jovens mulheres negras no mercado de trabalho e os benefícios de iniciativas como o MUDE com Elas, criamos uma área exclusiva com conteúdos produzidos em parceria com a consultoria de empregabilidade e diversidade Indique uma Preta.